Turquia estende a mão ao papa após declarações sobre o genocídio armênio

  • Por Agencia EFE
  • 28/04/2015 06h13

Istambul, 28 abr (EFE).- A Turquia convidou o papa Francisco a visitar seu pavilhão na Expo2015 de Milão, em um aparente gesto de aproximação após a crise diplomática criada após o pontífice definir como “genocídio” os massacres de armênios cometidos pelo Império Otomano em 1915, informa nesta terça-feira o jornal “Hürriyet”.

“Estaríamos felizes de poder receber o papa no pavilhão turco da Expo. Se não puder vir pessoalmente, também daríamos as boas-vindas a uma delegação do Vaticano para que possam conhecer o valor da civilização histórica da Turquia”, diz o convite feito pelo ministro da Economia, Adnan Yildirim.

O jornal “Hürriyet” se referiu a essa mensagem como um sinal de paz dado pelo governo turco após o recente embate com a Santa Sé.

O convite foi feito duas semanas depois de Turquia chamar para consultas seu embaixador no Vaticano em protesto pelo uso do termo “genocídio armênio” em um sermão do papa, já que Ancara não acredita que o fato possa ser descrito dessa forma.

Ainda segundo o “Hürriyet”, o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, respondeu horas mais tarde que o Vaticano aceitava o convite, mas sem prometer que a presença do papa em pessoa. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.