Ucrânia e Holanda acertam missão internacional na área da tragédia aérea

  • Por Agencia EFE
  • 28/07/2014 14h45

Kiev, 28 jul (EFE).- Ucrânia e Holanda acertaram nesta segunda-feira o desdobramento de uma missão internacional na área onde o avião da Malaysia Airlines foi supostamente derrubado no dia 17 na região ucraniana de Donetsk com 298 pessoas a bordo.

“A missão será formada por especialistas e policiais da Holanda, Austrália e de países cujos cidadãos viajavam no Boeing-777 e tem como objetivo ajudar no recolhimento de destroços e na realização de uma investigação no local da catástrofe”, informa o comunicado do governo ucraniano.

O acordo foi assinado pelo vice-ministro ucraniano, Vladimir Groisman, e o ministro das Relações Exteriores holandês, Frans Timmermans, de visita a Kiev. O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, que se reuniu, pouco antes, com Timmermans e a ministra das Relações Exteriores australiana, Julie Bishop, disse estar confiante de que a Rada Suprema (parlamento) aprovará o acordo nesta quinta-feira.

Por conta dos incessantes combates, os especialistas internacionais tiveram que retornar ao chegar a Shaktarsk, a capital do distrito onde caiu a aeronave. Agora, eles esperam em Donetsk a oportunidade para ir à cidade de Grabovo, conhecida como o marco zero da tragédia.

Sobre isso, o ministro do Exterior russo Sergey Lavrov, disse hoje que o mandato da missão internacional deve ser combinado com o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Além disso, o governo da Ucrânia aprovou o desdobramento de uma missão de curta duração do Escritório da Alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos em seu território. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.