Ucrânia e rebeldes não definiram data para negociação de paz em Minsk

  • Por Agencia EFE
  • 19/12/2014 14h47

Moscou, 19 dez (EFE).- As autoridades ucranianas e os separatistas pró-Rússia não conseguiram chegar nesta sexta-feira a um acordo que definisse a data da próxima rodada de negociações de paz em Minsk, que deve garantir a trégua declarada em 9 de dezembro no leste da Ucrânia.

“Por enquanto, não podemos falar de datas (concretas). Ainda há posturas a discutir para chegar a um compromisso”, disse o representante da autoproclamada república popular de Donetsk nessas negociações, Denis Pushilin, citado pela agência “Interfax”.

Durante uma videoconferência realizada hoje pelo grupo de trabalho de Minsk, as partes “abordaram o que foi feito (até o momento), e destacaram algumas coisas positivas”.

Assim se referiu à “frágil trégua estipulada no último dia 9, após a qual não houve mortos nem feridos”.

“Esperamos que a reunião de Minsk aconteça antes do Ano Novo”, confiou.

Segundo a imprensa russa e a ucraniana, Kiev apostava em realizar a nova rodada de Minsk neste domingo, enquanto os rebeldes preferem segunda-feira ou terça-feira da semana que vem.

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, expressou hoje sua confiança que as negociações sejam retomadas domingos para permitir a retirada do armamento pesado da zona de segurança entre governo e rebeldes no leste da Ucrânia.

Desde a declaração da nova trégua, a intensidade dos enfrentamentos entre os separatistas e o governo de Kiev diminuiu consideravelmente. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.