UE coloca pessoas próximas a Putin e fabricante de armas russo em lista negra

  • Por Agencia EFE
  • 30/07/2014 18h02

Bruxelas, 30 jul (EFE).- A União Europeia (UE) incluiu em sua lista negra de russos e ucranianos sancionados por ameaçar a soberania e estabilidade da Ucrânia pessoas próximas ao presidente russo, Vladimir Putin, assim como o fabricante russo de sistemas antiaéreos Almaz-Antey, e o Russian National Commercial Bank.

A lista divulgada nesta quarta-feira no Diário Oficial da UE contém oito nomes, entre eles os de Yuriy Valentinovich Kovalchuk e Nikolay Terentievich Shamalov, fundadores da Ozero Dacha, uma cooperativa que reúne um grupo de pessoas influentes em torno de Putin.

Igualmente entre os oito nomes está o amigo pessoal de Putin Arkady Romanovich Rotenberg, ex-parceiro de judô e ganhador de vários contratos milionários para as preparações dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi.

Por outro lado, também passaram a estar na lista negra três entidades, entre as quais destaca-se a Almaz-Antey, uma empresa controlada pelo Estado russo que fabrica armas antiaéreas e mísseis terra-ar e é o principal fornecedor do Exército russo.

O Kremlin teria fornecido através desta companhia material militar pesado aos separatistas ucranianos, incluindo recursos “para derrubar aviões”, afirmou a UE.

Este fabricante de armamento já figura na lista negra dos EUA, dado que os sistemas de defesa antiaérea “Buk”, que supostamente poderiam ter sido utilizados para derrubar o avião malaio que caiu em 17 de julho sobre Donetsk, no leste do país, são fabricados pela Almaz-Antey.

Também se encontram entre as empresas sancionadas a companhia aérea estatal Dobrolet, que desde a anexação ilegal da Crimeia à Federação russa operou voos entre Moscou e Simferepol.

Além disso, passou a engrossar a lista o Russian National Commercial Bank, controlado completamente pela República da Crimeia após a anexação da região pró-russa e que, ao substituir outros bancos na península, “apoia materialmente e financeiramente as ações do governo russo para integrar a Crimeia” na Federação.

Por outro lado, na decisão publicada hoje, a UE proíbe a compra ou participação em empresas baseadas na Crimeia e dedicadas totalmente ou parcialmente ao petróleo, gás e recursos minerais.

Os países da UE acordaram nas últimas 48 horas os novos nomes sancionados assim como a imposição de medidas restritivas comerciais e de investimentos aos territórios da Crimeia e Sebastopol, anexados pela Rússia.

A lista já conta com 85 pessoas e 23 entidades.

Aos sancionados está proibida a entrada na UE e seus ativos em território comunitário serão congelados.

Os países da UE acordaram, além disso, pela primeira vez sanções econômicas à Rússia por causa das 298 vítimas do acidente do avião da Malaysia Airlines que caiu no leste ucraniano após ser supostamente alcançado por um míssil. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.