UE define Federica Mogherini como nova chefe da diplomacia europeia

  • Por Agencia EFE
  • 30/08/2014 15h24

Bruxelas, 30 ago (EFE).- Os países-membros da União Europeia (UE) elegeram neste sábado a ministra italiana das Relações Exteriores, Federica Mogherini, como a nova chefe da diplomacia europeia.

A designação de Mogherini, que partia como favorita ao posto, foi definida na cúpula europeia realizada hoje em Bruxelas, anunciou o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, através de uma mensagem via Twitter.

“Nomeada. O Conselho Europeu designou a ministra das Relações Exteriores Federica Mogherini como a próxima Alta Representante da UE para Política Externa e Segurança”, assinalou o político belga.

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, também via Twitter, parabenizou e desejou sorte a Federica Mogherini e Donald Tusk, em referência à nomeação do primeiro-ministro polonês como o próximo presidente do Conselho Europeu.

A comissária de Ajuda Humanitária e Cooperação, a búlgara Kristalina Georgieva, que também era candidata ao posto de chefe da diplomacia europeia, parabenizou tanto Mogherini como Tusk.

“Desejo que trabalhem juntos a favor de uma Europa mais forte”, afirmou a candidata.

Desta forma, mesmo sem um anúncio oficial, a ministra italiana se impôs aos outros dois candidatos cotados para o cargo: o chefe da diplomacia polonesa, Radoslaw Sikorski, e Georgieva.

Mogherini substituirá a britânica Catherine Ashton, que exercia o cargo de Alta Representante da UE desde novembro de 2009.

Um colaborador próximo a Jean-Claude Juncker, futuro presidente da Comissão Europeia, assinalou que o político luxemburguês manteve hoje uma reunião com Mogherini, qualificada por ele como uma pessoa “competente e europeísta”. EFE

bxl/fk

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.