UE pede ao Kremlin investigação transparente sobre assassinato de opositor

  • Por EFE
  • 28/02/2015 09h03

Russos prestam homenagem ao ex-premiê russo Boris Nemtsov EFE Boris Nemtsov 2

A alta representante de Política Externa da UE, Federica Mogherini, reivindicou neste sábado ao Kremlin uma investigação transparente sobre o assassinato do ex-vice-primeiro-ministro e líder opositor russo Boris Nemtsov.

“A UE espera que as autoridades russas conduzam uma completa, rápida e transparente investigação do assassinato, a fim de levar os responsáveis perante a justiça”, assinalou a chefe da diplomacia europeia em comunicado.

Mogherini destacou que Nemtsov “lutava por uma Rússia moderna, próspera e democrática, aberta ao mundo”.

“Nossos pensamentos estão com a família e amigos do opositor, e com o povo russo”, disse a alta representante, que reconheceu ter recebido a notícia do “brutal” assassinato com “profunda indignação e tristeza”.

O veterano político, número dois do governo russo em 1998 sob a presidência de Boris Yeltsin, foi baleado desde um carro quando passeava por uma ponte próxima ao Kremlin acompanhado de uma jovem procedente da Ucrânia, informaram as agências russas.

O presidente russo, Vladimir Putin, não demorou em assinalar que o crime “tem toda a pinta de um assassinato por encomenda, de caráter extremamente provocador”, e assumiu pessoalmente o controle sobre a investigação, informou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Putin “ordenou aos chefes do Comitê de Instrução, o Ministério do Interior e o Serviço Federal de Segurança (FSB, em sua sigla em russo, antigo KGB) criar um grupo de investigação e seguirá pessoalmente a investigação”, indicou Peskov.

O advogado do político opositor, Vadim Prójorov, assegurou que há vários meses Nemtsov foi ameaçado de morte nas redes sociais.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.