UE pede que responsáveis pela queda do MH17 sejam julgados

  • Por Agencia EFE
  • 17/07/2015 08h07

Bruxelas, 17 jul (EFE).- A União Europeia (UE) pediu nesta sexta-feira que os responsáveis “diretos ou indiretos” pelo acidente do avião da Malaysia Airlines MH17, que há um ano foi derrubado com 298 passageiros a bordo quando sobrevoava o leste da Ucrânia, sejam julgados.

“É preciso responsabilizar aqueles que direta ou indiretamente envolvidos na derrubada do MH17 e deve-se levá-los à Justiça”, afirmou a chefe da diplomacia do bloco, Federica Mogherini, em comunicado em nome da União.

“Neste ponto, a UE e os Estados-membros respaldam completamente os esforços em andamento para estabelecer um mecanismo de processo crível e de cumprimento obrigatório”, acrescentou a política italiana.

O Conselho de Segurança da Holanda, que comanda a investigação sobre o incidente, responsabiliza os rebeldes pró-Rússia pela derrubada com um míssil Buk terra-ar disparado de um povoado situado na zona controlada pelos insurgentes, segundo um relatório publicado e citado pela “CNN”.

Esse organismo holandês anunciou recentemente que o conteúdo do relatório com os resultados da investigação será divulgado em meados de outubro.

Mogherini também expressou os pêsames da UE e de seus Estados-membros a quem perdeu seus entes queridos nesta “tragédia”.

“Todos lembramos o que aconteceu há um ano com a dor e a tristeza. Os atos de violência que ameaçam a segurança da aviação civil são graves violações da paz e da segurança internacionais”, disse. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.