UE prevê crescimento de 1,6% do PIB da Alemanha em 2017 e inflação de 1,9%

  • Por Estadão Conteúdo
  • 13/02/2017 08h39
Filippo Vicarelli/ Freeimages Dinheiro euro

A Comissão Europeia elevou ligeiramente nesta segunda-feira as previsões de crescimento econômico na Alemanha para este ano e o próximo, citando emprego e consumo robustos e uma possível recuperação no investimento em máquinas.

– A União Europeia (UE) prevê que a maior economia da Europa cresça 1,6% em 2017 em relação ao ano anterior, citando menos dias de trabalho do que em 2016. Além disso, a projeção de crescimento em 2018 é de 1,8%.

“Indicadores disponíveis sugerem que a atividade econômica se fortaleceu ainda mais no quarto trimestre de 2016 e este impulso de crescimento deverá continuar até os próximos trimestres”, disse a Comissão Europeia.

A forte atividade econômica e o aumento dos preços do petróleo também devem impulsionar a taxa anual de inflação da Alemanha – medida de acordo com as normas da UE – para 1,9% este ano. Esta seria a taxa mais elevada desde 2012, trazendo a inflação alemã de volta em linha com a meta do Banco Central Europeu (BCE), que pretende ancorar a inflação em toda a zona do euro em pouco menos de 2%.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.