Unasul confirma ex-presidente colombiano como secretário-geral

  • Por Agencia EFE
  • 23/08/2014 00h04

Quito, 22 ago (EFE).- A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) confirmou nesta sexta-feira o ex-presidente colombiano Ernesto Samper como seu novo secretário-geral para um período de dois anos.

A Secretaria-Geral da União, com sede em Quito, informou em seu portal na internet que Samper inicia imediatamente seu período de funções.

A informação foi confirmada pelo chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, que em sua conta no Twitter disse que a designação de Samper foi pactuada entre os 12 países da Unasul.

“Hoje foi designado secretário-geral de Unasul o ex-presidente da Colômbia, Ernesto Samper. Sucesso em sua gestão”, escreveu Patiño, acrescentando que essa nomeação “foi feita através de consulta direta aos presidentes dos 12 países”.

Samper, que governou a Colômbia entre 1994 e 1998 e que esperava que se oficializasse sua designação, visitou na semana passada Quito e se reuniu com o presidente equatoriano, Rafael Correa.

Ambos, acompanhados por Patiño, visitaram as obras de construção da nova sede da Unasul, da qual o ex-presidente colombiano disse que terá “um grande simbolismo” por causa de sua modernidade.

O edifício-sede da Unasul, cuja construção deve estar finalizada nos próximos meses, levará o nome de Néstor Kirchner.

Até que termine sua construção, a Secretaria da Unasul funciona em um edifício situado em um setor do centro comercial de Quito.

Samper disse que se instalará na capital equatoriana em setembro. “Estou encantado de poder viver em Quito”, assegurou durante sua visita.

A Unasul foi criada em 2008 com o propósito de impulsionar a integração de seus membros em matérias de energia, educação, saúde, ambiente, infraestrutura, segurança e democracia.

A entidade é formada por Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.