Unasul criará cadeias de distribuição para combater escassez na Venezuela

  • Por Agencia EFE
  • 06/03/2015 18h10

Caracas, 6 mar (EFE).- Uma delegação da União de Nações Sul-americanas (Unasul) decidiu nesta sexta-feira em Caracas convocar uma comissão especial para criar cadeias regionais de apoio que combatam a escassez de artigos de consumo básico na Venezuela.

“Temos da mesma maneira estipulado com o presidente (da Venezuela, Nicolás Maduro), que a Unasul convocará uma comissão especial através de seus órgãos setoriais para criar cadeias regionais de apoio à distribuição de certos e essenciais itens de consumo básico”, assinalou hoje o secretário-geral da Unasul, o colombiano Ernesto Samper.

“A ideia é que todos os países da região, através de suas cadeias e canais de distribuição, possam apoiar os esforços de distribuição que estão sendo feitos fazendo na Venezuela, para que estes produtos básicos cheguem a todos os venezuelanos sem exceção”.

Samper indicou que o bloco sul-americano trabalhará “estreitamente com as autoridades da Venezuela para fortalecer e conectar” estas cadeias que existem nos países que integram a Unasul e assim “reforçar as próprias cadeias de distribuição que existem na Venezuela”.

A delegação da Unasul em Caracas, liderada por Samper, é integrada pelos chanceleres do Brasil, Mauro Vieira; da Colômbia, María Ángela Holguín; e do Equador, Ricardo Patiño. Ela busca na capital venezuelana promover conversas com o governo venezuelano e com a oposição para despolarizar o ambiente político do país.

Nos últimos meses o desabastecimento de alguns produtos de primeira necessidade se agravou, o que é refletido pelo peregrinar dos consumidores por vários mercados.

Esta escassez de artigos básicos, que inclui vários produtos de higiene pessoal, leite, açúcar e alguns remédios, é atribuída pelo governo venezuelano a uma “guerra econômica” promovida pela oposição e por um setor do empresariado, a quem acusa de monopolizar os produtos básicos com o objetivo de prejudicar e derrubar o governo.

Entre as causas da escassez também está o contrabando de muitos produtos, especialmente com a Colômbia. Como o preço na Venezuela é subvencionado pelo governo, o contrabando tem grandes margens de lucro.

A oposição atribui a escassez, por sua vez, às políticas econômicas do governo e à intermitência na entrega de moeda aos importadores devido ao controle câmbio. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.