União Europeia está determinada a se manter unida, diz Tusk

  • Por Estadão Conteúdo
  • 24/06/2016 08h50
BRUS02 BRUSELAS (BÉLGICA), 22/06/2016.- El presidente del Consejo Europeo, Donald Tusk, participa en la reunión sobre el "brexit" en el Consejo Europeo en Bruselas, Bélgica, hoy 22 de junio de 2016. EFE/Olivier Hoslet EFE/Olivier Hoslet Presidente do Conselho Europeu

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse que os líderes das outras 27 nações que formam a União Europeia estão determinados a se manterem unidos, apesar do resultado da votação no Reino Unido.

Tusk diz ter entrado em contato com todas as capitais após o resultado do plebiscito, que ele descreveu como “sério e dramático”, mas garantiu que o bloco está preparado para esse “cenário negativo”.

“Hoje, em nome de 27 líderes, eu posso dizer que estamos determinados a manter nossa unidade como 27. Para todos nós, a união é a estrutura comum para nosso futuro”, comentou.

Ele ainda destacou que não deveria haver nenhuma “reação histérica” e que os procedimentos legais estão claramente definidos nos tratados da União Europeia para um país deixando o bloco. “Até que o Reino Unido saia formalmente, as leis da União Europeia continuarão sendo aplicadas ao país,” disse.

Tusk afirmou ter oferecido a possibilidade de uma reunião informal com os líderes dos 27 países da UE, paralelamente à cúpula que acontecerá na próxima semana, para discutir mais procedimentos e lançar uma “ampla reflexão sobre o futuro da nossa união”.

Os líderes da UE devem se reunir nos dias 28 e 29 de junho em Bruxelas, para discutir o resultado da votação no Reino Unido e outros assuntos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.