Uruguai comemora 30 anos de democracia após ditadura entre 1973 e 1985

  • Por Agencia EFE
  • 05/08/2015 02h19

Montevidéu, 4 ago (EFE).- O Uruguai começou nesta terça-feira as atividades de comemoração de suas três décadas de democracia após a ditadura que governou o país entre 1973 e 1985 com um ato no qual participaram as máxima autoridades do Estado e no qual se expuseram as mudanças vivenciadas pela sociedade uruguaia nos últimos 30 anos.

“O advento de um governo novamente eleito pela população não fez mais que resgatar o espírito dos que empreenderam com força aquela luta pela democracia de tantos anos”, disse o vice-presidente do Uruguai, Raúl Sendic, em referência aos que lutaram pela democracia antes que retornasse em 1985.

No marco do ciclo comemorativo “A 30 anos, mais democracia” será realizada até o final do ano uma série de atividades que se guiarão com base “na memória, na celebração e no futuro” da mesma e terão como objetivo aproximar as instituições democráticas da população.

Entre outras ações, este projeto promoverá uma série de mesas-redondas com a participação de legisladores, políticos e atores dos setores relevantes da sociedade que possam fornecer sua experiência para falar sobre o processo que o país viveu nestas últimas três décadas.

Neste sentido, Sendic assinalou durante seu discurso no ato de hoje que, com a chegada da democracia, o país não só experimentou uma melhora social, mas também viveu um novo impulso econômico devido à intenção da classe política do momento de “reordenar o desastre” provocado pela ditadura.

Sendic ressaltou ainda que o primeiro governo democrático deste período, no qual Julio María Sanguinetti ocupou a presidência entre 1985 e 1990, foi “uma grande batalha no resgate da busca da paz” no país sul-americano.

“Esses 30 anos permitem amalgamar duas gerações: uma que conheceu, viveu e lutou contra a ditadura (…) e outra geração que nasceu na democracia (…), a esta geração corresponde ter memória coletiva dessa história e construir mais e melhor democracia no futuro”, disse o presidente da Câmara de Representantes do Uruguai, Alejandro Sánchez.

Neste ato solene realizado em Montevidéu também esteve o presidente Tabaré Vázquez, assim como outras das máxima autoridades do Estado.

O início do ciclo comemorativo pela chegada da democracia após a ditadura aconteceu no Salão dos Passos Perdidos do Palácio Legislativo na capital uruguaia e foi acompanhado por várias peças musicais interpretadas pela Orquestra Filarmônica de Montevidéu.

Desde o fim da ditadura, o Uruguai teve cinco presidentes diferentes: Julio María Sanguinetti (1985-1990 e 1995-2000), Luis Alberto Lacalle (1990-1995), Jorge Batlle (2000-2005), Tabaré Vázquez (2005-2010 e atualmente no cargo para o período 2015-2020) e José Mujica (2010-2015). EFE

jrv/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.