Uruguai será 1º país a registrar veículos com placa comum do Mercosul

  • Por Agencia EFE
  • 26/02/2015 23h11

Montevidéu, 26 fev (EFE).- A partir do próximo mês de março, o Uruguai se tornará o primeiro país a registrar os veículos com um modelo de placa comum para Argentina, Brasil, Paraguai, Venezuela, integrantes do Mercosul.

A norma foi estabelecida em outubro de 2014 e prevê um novo design das placas comuns a todos os veículos da região, que serão obrigatórias a partir de janeiro de 2016, segundo informou nesta quinta-feira a presidência do Uruguai em seu site.

A iniciativa é um elemento “importante” do ponto de vista da regulação do trânsito de veículos no Mercosul porque adota uma mesma nomenclatura, facilita a mobilidade na região e reforça a institucionalidade do bloco de países.

A apresentação oficial do novo modelo placa está marcada para o dia 28 de fevereiro, durante uma visita oficial da presidente Dilma Rousseff ao Uruguai, que terminará no dia seguinte, com sua presença posse de Tabaré Vázquez como novo presidente do país.

No entanto, será o presidente em fim de mandato, José Mujica, que participará junto com Dilma na apresentação do novo modelo de placa em entrevista coletiva na cidade de Colônia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.