Uruguai: Tabaré Vásquez está 11 pontos à frente de Lacalle Pou, diz pesquisa

  • Por Agencia EFE
  • 26/11/2014 15h28

Montevidéu, 26 nov (EFE).- O candidato presidencial da Frente Ampla (FA), Tabaré Vázquez, está 11 pontos percentuais à frente de seu adversário do Partido Nacional (PN), Luis Lacalle Pou, nas intenções de voto para o segundo turno da eleição presidencial do Uruguai, que acontece no próximo dia 30 de novembro, segundo uma pesquisa publicada nesta quarta-feira pelo instituto Interconsult.

Segundo a pesquisa, a chapa governista formada por Vázquez e o candidato à vice-presidente Raúl Sendic tem 50% do total de votos, enquanto Lacalle Pou e seu companheiro Jorge Larrañaga tem 39%, com 5% de votos em branco e 6% de indecisos.

Os eleitores do Partido Colorado (PC) e do Partido Independiente (PI), formações que não concorrem neste segundo turno, são o grosso dos indecisos.

A pesquisa apontou que em Montevidéu o FA manteria sua votação de outubro e cresceria no interior, enquanto Lacalle Pou cresceria nas duas regiões, embora mais na capital do que no interior.

Se for levada em conta a projeção de voto dos indecisos, a fórmula Vázquez-Sendic poderia chegar a 53%-55% do total de votos, e Lacalle Pou-Larrañaga ficaria entre 40% e 42%.

Todas as outras pesquisas já divulgadas até agora dão ao FA uma vantagem ampla (entre 52% e 53% frente a 35% a 38% do candidato opositor) e descartaram qualquer surpresa.

Após o primeiro turno, as principais empresas de estudos políticos do Uruguai admitiram “erros” nas pesquisas anteriores ao pleito, já que nunca vaticinaram a maioria absoluta do FA no parlamento, o que foi confirmado na apuração oficial dos votos.

Interconsult, Factum, Número e Equipes Mori acertaram em confirmar a necessidade de segundo turno para presidente, mas se equivocaram em prever a ausência de maiorias parlamentares, e inclusive chegaram a dar ao FA apenas 41% dos votos, quase sete pontos a menos que o obtido nas urnas.

Vázquez alcançou 47,9% dos votos em 26 de outubro, e Lacalle Pou 30,9%. O terceiro colocado foi o candidato do Partido Colorado Pedro Bordaberry, com 12,9%.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.