Uso de conta de e-mail pessoal abala campanha de Hillary

  • Por Estadão Conteúdo
  • 25/05/2016 12h39
PBX06. COMMERCE (CA, EE.UU.), 24/05/2016.- La candidata a la presidencia de los Estados Unidos por el partido Demócrata Hillary Clinton habla durante un acto de campaña hoy, martes 24 de mayo de 2016, en Commerce (CA, EE.UU.). El estado de California realizará elecciones primarias el 7 de junio de 2016. EFE/PAUL BUCK EFE/PAUL BUCK Hillary Clinton

A campanha à presidência da democrata Hillary Clinton sofreu um duro revés nesta quarta-feira, com a divulgação de um relatório da inspetoria geral do Departamento de Estado sobre a utilização de um servidor privado de internet durante sua gestão na instituição, entre 2009 e 2013. A investigação concluiu que práticas adotadas pela ex-secretária no arquivamento de suas mensagens descumpriram as políticas do governo sobre o assunto. A informação foi divulgada pelo site Político, com base no relatório entregue pela inspetoria ao Congresso dos EUA.

“A secretária Clinton deveria ter preservado todos os registros federais que ela criou e recebeu em sua conta pessoal, imprimindo e arquivando esses registros com os arquivos correspondentes em seu gabinete de secretária (de Estado)”, concluiu a investigação, segundo o Político.

O anúncio dará munição ao republicano Donald Trump e ao senador Bernie Sanders, que ainda disputa com Hillary a candidatura democrata à presidência. O senador por Vermont tem sustentado que tem mais condições de derrotar o bilionário republicano do que a ex-secretária de Estado. A conclusão reforça a imagem negativa que parte da opinião pública tem da democrata, vista por muitos como uma política pouco transparente e desonesta.

“No mínimo, a secretária Clinton deveria ter entregue todos os e-mails que tratavam de questões relativas ao Departamento antes de deixar o serviço público e, porque ela não o fez, ela não obedeceu às políticas do Departamento que foram implementadas de acordo com o Ato de Registros Federais”, ressaltou a investigação.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.