Valls reconhece clara vitória de centro-direita

  • Por Agencia EFE
  • 29/03/2015 17h12

Paris, 29 mar (EFE).- O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, reconheceu neste domingo a ampla vitória conseguida pelo centro-direita nas eleições departamentais de seu país e o “franco retrocesso” das forças de esquerda.

Em seu primeiro comparecimento desde a divulgação das projeções de voto, segundo as quais a esquerda teria perdido entre 26 e 30 departamentos para ficar com entre 27 e 31, frente aos cerca de 70 dos conservadores, Valls admitiu que o triunfo destes foi “incontestável”.

O primeiro-ministro também disse que seus pedidos à “mobilização republicana” contra da ascensão do ultradireitista Frente Nacional (FN) – nos quais pautou sua campanha – “foram ouvidos pelos franceses”, embora tenha considerado que, apesar de todo, o resultado do partido de Marine le Pen foi “bastante considerável”.

“Com seu voto e inclusive com sua abstenção, os franceses voltaram a expressar expectativas, cólera e cansaço perante uma vida cotidiana muito difícil”, afirmou o chefe do Executivo.

Valls anunciou novas medidas a favor de investimentos público e privado nos próximos dias, assim como reduções de impostos para nove milhões de famílias.

Ele também se referiu à luta contra o terrorismo dentro e fora da França, à educação, ao laicismo e ao combate ao racismo como eixos de atuação de seu governo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.