Vaticano espera que aproximação entre EUA e Cuba inspire outros países

  • Por Agencia EFE
  • 18/12/2014 15h07

Cidade do Vaticano, 18 dez (EFE).- O secretário de Estado vaticano, Pietro Parolin, elogiou nesta quinta-feira o papel “determinante” do papa nas negociações entre EUA e Cuba e disse acreditar que esta aproximação histórica possa inspirar outros líderes políticos de países enfrentados, informou a Santa Sé.

“O papel do papa Francisco foi determinante, porque teve a iniciativa de escrever a ambos os presidentes para convidá-los a superar as dificuldades existentes entre os dois países e alcançar um ponto de encontro”, afirmou Parolin, em entrevita à “Rádio Vaticana”.

O secretário acrescentou que o fato de “que duas nações que tiveram tantas dificuldades em suas relações puderam se aproximar graças à boa vontade e coragem de seus líderes (…) talvez possa inspirar outros líderes a ser valentes e se aproximar do caminho do diálogo e do encontro”.

Parolin, que foi núncio apostólico (embaixador da Santa Sé) na Venezuela, destacou também a sensibilidade do pontífice argentino, dizendo que “ao vir da América Latina, conhece bem este problema e encontrou a maneira justa para superar a distância entre ambas as partes”.

Além disso, o secretário mostrou sua esperança de que este fato histórico tenha consequências positivas para outros países do continente americano.

O degelo cubano-americano “terá reflexos positivos em todo a área latino-americana, ou pelo menos assim espero, porque acho que há ainda situações que precisam de uma melhoria e uma solução”, ressaltou.

Finalmente, Parolin sublinhou em que o restabelecimento das relações bilaterais entre Washington e Havana demonstra que “é possível chegar a se entender, é possível chegar a colaborar e encontrar a forma de terminar com as dificuldades que separam” os povos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.