Venezuela celebra 61º aniversário de nascimento de Hugo Chávez

  • Por Agencia EFE
  • 29/07/2015 01h39

Caracas, 28 jul (EFE).- O governo da Venezuela e simpatizantes do falecido presidente Hugo Chávez (1999-2013) celebraram nesta terça-feira (data local) o 61º aniversário de seu nascimento, com atividades realizadas desde Caracas, capital do país, até Barinas, estado natal do líder.

Os atos começaram à meia-noite, quando fogos de artifício foram lançados de vários pontos de Caracas. Enquanto isso, o atual presidente e herdeiro político de Chávez, Nicolás Maduro, acompanhado de ministros e deputados governistas, foi até o Quartel da Montanha, onde jaz o corpo do ex-presidente, para prestar homenagens.

Maduro, que posteriormente viajou a Nova York para se reunir com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, também usou o Twitter para homenagear o ex-líder venezuelano.

“Hoje lembramos nosso comandante em 61 anos de vida. Chávez inesquecível, ainda marca com seu amor à pátria”, disse Maduro.

Vários bolos foram feitos para homenagear o 61º aniversário de nascimento de Chávez. Um deles foi distribuído no próprio Quartel da Montanha para familiares do falecido presidente e ministros.

Durante a cerimônia, o vice-presidente da Venezuela, Jorge Arreaza, casado com Rosa Virgínia Chávez, filha do ex-presidente, afirmou que o atual governo não vai falhar em estabelecer a chamada “Revolução Bolivariana”, iniciada por Chávez.

Ao longo de todo dia, no mesmo local, foram realizados concertos musicais e peças de teatro para celebrar o “Comandante Supremo da Revolução”, como Chávez ficou conhecido entre seus seguidores. Ele morreu no dia 5 de março de 2013 após uma longa batalha contra o câncer, do qual pouco se sabe até os dias atuais.

Em Barinas, estado natal de Chávez e local onde ainda vive grande parte de sua família, os cantores da região interpretaram as canções preferidas do ex-presidente. Já em Sabaneta, cidade onde o líder passou a infância, um grupo de crianças representou diferentes momentos de sua vida em uma obra de teatro.

A imprensa local, especialmente o jornal chamado “4F”, do governante Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) – fundado por Chávez -, publicou uma edição especial contando a vida do ex-presidente.

Já a principal aliança de oposição do país, a Mesa da Unidade Democrática, criticou os custos da festa.

“O governo gasta milhões comemorando o aniversário de um morto, enquanto há 30 milhões de pessoas precisando de trabalho para sobreviver”, disse o secretário-executivo da MUD, Jesus Torrealba, através do Twitter. EFE

aa/lvl

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.