Violência na Síria causa deterioração de situação humanitária em Al Yarmouk

  • Por Agencia EFE
  • 30/01/2015 14h10

Beirute, 30 jan (EFE).- A situação humanitária se deteriorou muito no campo de refugiados palestinos de Al Yarmouk, no sul de Damasco, pela recente intensificação dos choques nesta zona, advertiu nesta sexta-feira as Nações Unidas.

Em comunicado, a Agência para os Refugiados Palestinos das Nações Unidas (UNRWA) afirmou que não pode distribuir ajuda no local desde 6 de dezembro.

“Em Al Yarmouk e zonas ao redor houve uma grave escalada do conflito armado, que inclui a atividade frequente de franco-atiradores, disparos e o uso de armas pesadas, o que impediu a distribuição de assistência humanitária a 18 mil civis apanhados”, segundo o porta-voz da UNRWA, Christopher Gunness.

A UNRWA explicou que é necessária a repartição de cerca de 400 pacotes de comida diários para atender as necessidades mínimas dos residentes no campo.

A ONU fez uma chamada à cessação imediata das hostilidades dentro e nos arredores de Al Yarmouk e pediu a todas as partes concernidas que promovam a proteção dos civis e dêem prioridade às necessidades humanitárias.

Segundo a nota, à parte de alimentos, outras carências que sofrem os habitantes desse lugar são a falta de atendimento médico, alojamento adequado e acesso seguro a água potável.

Em Al Yarmouk, restam apenas 18 mil palestinos dos cerca de 160 mil que residiam antes que em março de 2011 explodiu o conflito na Síria.

Os insurgentes assumiram seu controle em dezembro de 2012 e, desde então, suas ruas foram palco de enfrentamentos entre grupos opositores e forças governamentais, apoiadas pela Frente Popular de Libertação da Palestina-Comando Geral (FPLP-CG). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.