Visita de Dilma ao México buscará fortalecer investimentos e comércio

  • Por Agencia EFE
  • 22/05/2015 21h03

Cidade do México, 22 mai (EFE).- O fortalecimento dos investimentos, o aprofundamento no comércio e a promoção do turismo serão os principais temas debatidos durante a visita da presidente Dilma Rousseff ao México, informou nesta sexta-feira o Ministério das Relações Exteriores mexicano.

A visita, que acontecerá nos dias 26 e 27 deste mês, terá um enfoque especial nos assuntos econômicos, divididos em três grandes temas: investimentos, comércio e turismo, explicou a vice-chanceler para a América Latina e o Caribe, Vanessa Rubio, em um encontro com a imprensa.

O encontro também servirá como marco jurídico bilateral em matéria de investimentos para enfatizar sua promoção e proteção, um tema que a Chancelaria avalia como “importante”, já que “México tem investimentos no Brasil de mais de US$ 30 bilhões”, afirmou a subsecretária.

Os países debaterão como aprofundar o comércio “e através de qual ferramenta”.

“Hoje em dia, temos um acordo de complementação econômica que pode se aprofundar de maneira significativa e abranger muitas frações tarifárias que as que hoje ocupa”, e assim continuar trabalhando no livre-comércio, propôs ela.

Pelo lado do turismo e sua promoção, a vice-chanceler ressaltou que será outro tema de interesse, já que o Brasil constitui o segundo maior destino para o México na região, depois da Colômbia.

Além disso, o fluxo turístico aumentou com o fim da exigência de vistos, beneficiando especialmente o México, que recebe, atualmente, 310 mil visitantes brasileiros por ano.

A cooperação, tanto bilateral quanto triangular com outros países da região, em temas como a agronomia, a pesca, a conservação do meio ambiente e a agricultura serão objeto de debate no encontro.

O tema energético também entrará na pauta de assuntos.

“Sendo duas potências energéticas, não só em matéria de produção de petróleo, mas, sobretudo, novas energias limpas, haverá um diálogo interessante”, afirmou Rubio.

Dilma, que realizará sua primeira visita de Estado ao país, se reunirá com o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, participará de um encontro empresarial e comparecerá a uma sessão solene no Congresso da União.

Brasil e México têm um comércio anual que em 2014 fechou em mais de US$ 9,2 bilhões e somam 62% do PIB da América Latina e do Caribe, assim como 55% da população e 56% do território. Por isso, o diálogo entre as duas principais economias da América Latina, além de reforçar a relação bilateral, promove mais impacto em nível regional.

De acordo com Vanessa, um maior investimento do México no Brasil e vice-versa “necessariamente passa por empresas que geram cadeias produtivas de valor na região. Além disso, representa maiores possibilidades de acordos em nível de organismos como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e fóruns como a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac)”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.