Voto “não” da Grécia arrisca lugar na zona do euro, diz presidente do Eurogrupo

  • Por Reuters
  • 02/07/2015 09h06
EFE Grécia crise

A Grécia provavelmente “não terá lugar na zona do euro” se votar “não” no referendo de domingo sobre se aceita os termos da continuidade da ajuda internacional, alertou o presidente do conselho de ministros das Finanças da zona do euro, Jeroen Dijsselbloem, nesta quinta-feira.

Falando em um comitê parlamentar na Holanda, Dijsselbloem disse que os eleitores gregos não devem esperar conseguir termos melhores com credores ao votar “não” no referendo.

Ele afirmou que embora a oferta sobre a qual os gregos estejam sendo consultados tenha expirado, o referendo mostrará se os gregos estão preparados para aceitar sacrifícios dolorosos necessários para continuar no bloco.

“Uma ilusão precisa ser retirada da mesa: de que se o resultado for negativo então tudo pode ser renegociado e você acabará com um pacote mais brando e mais atrativo”, disse Dijsselbloem, que também é o ministro holandês das Finanças.

Medidas de austeridade abrangentes são necessárias para colocar a economia grega de volta nos trilhos, disse ele.

“Se as pessoas disserem que não querem isso, não falta apenas uma base para um novo programa, também não há base para a Grécia na zona do euro.”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.