Wikileaks afirma que Estados Unidos espionaram governo e entidades japonesas

  • Por Agencia EFE
  • 31/07/2015 12h17

Tóquio, 31 jul (EFE).- O site Wikileaks divulgou nesta sexta-feira documentos que apontam que a Agência de Segurança Nacional (NSA) americana espionou o governo do Japão e várias entidades e empresas do país.

Foi disponibilizado no site sob o título “Target Tokyo” (“Alvo Tóquio”) uma lista da NSA com 35 alvos japoneses de “alta prioridade” a serem interceptados telefonicamente, entre eles o Escritório do Gabinete, o Banco do Japão (Boj), os Ministérios de Economia, Comércio e Indústria e o de Finanças.

Nesse último ministério se incluem as divisões de Assuntos Internacionais, Assuntos Financeiros e Assuntos Monetários. Também estão incluídos na lista grandes grupos comerciais japoneses, como Mitsui e Mitsubishi.

Segundo o Wikileaks, os escutas remetem até 2006, quando governava pela primeira vez o atual primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.

A NSA teria tido acesso às deliberações do governo japonês sobre assuntos como suas metas em redução de emissões para combater a mudança climática e políticas de comércio internacional, segundo o site fundado por Julian Assange.

O Wikileaks também divulgou relatórios similares sobre a espionagem de órgãos americanos em países como Alemanha, França e Brasil, o que gerou divergências diplomáticas entre a primeira potência mundial e os países envolvidos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.