Xi Jinping diz que espera reforçar relação com EUA durante visita em setembro

  • Por Agencia EFE
  • 29/08/2015 03h59

Pequim, 29 ago (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, afirmou neste sábado que espera reforçar as relações com os Estados Unidos durante a visita de Estado que fará a Washington em setembro.

Xi se reuniu na noite da sexta-feira com a assessora de segurança nacional da Casa Branca, Susan Rice, para preparar essa visita, depois que a funcionária americana teve encontros com outros membros do governo chinês.

“Espero continuar minha conversa com o presidente (Barack) Obama e manter discussões com profundidade sobre assuntos importantes de interesse mútuo”, disse Xi, citado pela agência oficial chinesa “Xinhua”.

Xi acrescentou que a China gostaria de trabalhar com os EUA para conseguir que a relação bilateral tenha “um crescimento sustentável e constante”, algo que não só beneficiará os povos dos dois países, mas promoverá a paz e o desenvolvimento na região Ásia-Pacífico e “no resto do mundo”.

O presidente da China aposta em diminuir as diferenças entre ambas potências “através da comunicação, de um sincero respeito mútuo e de levar em conta os interesses-chave de cada um”.

Rice, por sua parte, declarou que Obama espera resultados muito positivos da viagem do presidente da China e que Washington trabalhará com Pequim para que essa visita seja “um marco” no aprofundamento das relações e na cooperação bilateral.

A assessora americana, que concluiu dois dias de reuniões de alto nível para preparar a visita de Xi a Washington, se encontrou na sexta-feira com o conselheiro de Estado Yang Jiechi, um dos arquitetos da política externa chinesa, e com o vice-presidente da Comissão Central Militar, general Fan Changlong. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.