Xi Jinping viaja a Rússia, Cazaquistão e Belarus este mês

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2015 03h15

Pequim, 4 mai (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, visitará Rússia, Cazaquistão e Belarus este mês, em uma viagem no qual participará em Moscou do 70º aniversário da vitória da União Soviética sobre o nazismo na Segunda Guerra Mundial junto a seu colega Vladimir Putin e o presidente do parlamento norte-coreano, Kim Yong-nam.

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da China confirmou hoje que Xi começará sua visita no Cazaquistão na próxima quinta-feira, em resposta a um convite do presidente deste país, Nursultan Nazarbayev.

A visita do líder chinês acontece cerca de um mês depois que o primeiro-ministro cazaque, Karim Masimov, se reuniu em Pequim com o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, onde assinaram acordos de cooperação em múltiplos setores, como o energético.

Sua ida ao Cazaquistão será breve e na sexta-feira já começará sua viagem à Rússia, onde participa no dia 9 do desfile do Dia da Vitória, que lembra o triunfo da União Soviética e dos Aliados sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Após Rússia, o presidente chinês termina sua viagem em Belarus, onde estará do dia 10 a 12 de maio.

O governo chinês ainda não deu mais detalhes da agenda do presidente nesta viagem, apesar de se esperar que Xi tenha reuniões bilaterais com seus colegas nos três países pelos quais passará. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.