Napolitano termina hoje consultas para decidir formação do governo na Itália

  • Por Agencia EFE
  • 15/02/2014 08h22

Roma, 15 fev (EFE).- O presidente da República italiana, Giorgio Napolitano, terminará neste sábado a rodada de consultas com as forças políticas e decidirá, na tarde de hoje ou amanhã, quem encarrega de formar um novo Executivo após a renúncia irrevogável de Enrico Letta.

Letta apresentou sua renúncia ontem, depois que seu próprio partido, o Partido Democrata (PD), lhe deu as costas ao pedir um novo Executivo para tirar o país do engessamento político.

Tudo indica que Napolitano levará em consideração a proposta do PD de encarregar formar um governo a seu novo líder, o jovem prefeito de Florença, Matteo Renzi, de 39 anos.

Napolitano, como requer o procedimento, abriu ainda ontem a rodada de consultas com as forças parlamentares e os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Laura Boldrini e Pietro Grasso, respectivamente.

A consultas terminarão hoje com a reunião de Napolitano com os líderes dos principais partidos.

Às 16h locais, a delegação do Partido Novo (centro-direita) de Angelino Alfano, que se tornará o principal aliado de Renzi neste novo Executivo de coalizão, irá ao Quirinale, sede da Presidência da República.

Depois irão a Forza Italia e a seu líder, Silvio Berlusconi, o que gerou algumas críticas já que, embora “Il Cavaliere” seja o legítimo líder de um partido, foi expulso do Parlamento por sua condenação fixado definitivamente por fraude fiscal e segundo as leis não pode ocupar cargos institucionais ou se apresentar às eleições nos próximos 6 anos.

Ontem, durante um comício em Sardenha, Berlusconi adiantou a posição de total rejeição ao novo possível governo de Renzi e sua indignação por um novo Executivo que não sai das urnas.

Nas várias crises de governo que viveu, Napolitano, de 88 anos, sempre anunciou suas decisões para a manhã seguinte, mas não se descarta formar um Executivo a Renzi ainda na tarde de hoje. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.