Nave Soyuz chega sem complicações à Estação Espacial Internacional

  • Por Agencia EFE
  • 27/03/2014 21h43

Washington, 27 mar (EFE).- A nave Soyuz, que partiu com três astronautas a bordo na terça-feira da base de Baikonur, no Cazaquistão, se acoplou com sucesso nesta quinta-feira à Estação Espacial Internacional (ISS).

A nave chegou hoje sem complicações às 19h53 (horário do leste dos Estados Unidos, 20h53 de Brasília), informou a Nasa (agência especial americana) em seu site.

A nave, cuja chegada estava prevista seis horas após sua decolagem na terça-feira, não alcançou seu destino até hoje em consequência de uma falha técnica que não pôs a tripulação em risco.

Um imprevisto mecânico fez com que “o ajuste do caminho orbital da Soyuz não ocorresse como estava planejado”, segundo explicou a agência espacial americana.

Os problemas técnicos impediram que a cápsula alcançasse a altitude e orientação apropriadas para que os propulsores automatizados a colocassem em posição para o acoplamento.

A tripulação dessa nave, formada pelos cosmonautas russos Alexander Skvortsov e Oleg Artemyev e o astronauta americano Steve Swanson, substituirá na estação orbital o comandante japonês Koichi Wakata, o americano Richard Mastracchio e o russo Mikhail Tyurin.

Os membros da expedição 39 e os substitutos da 40 conviverão no laboratório orbital até maio.

Os três novos membros, que passarão por um processo rotineiro para adaptar-se ao seu novo lar, permanecerão no espaço até o próximo mês de setembro. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.