Obama anuncia ajuda contra seca nos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 15/02/2014 00h42

Los Angeles (EUA), 14 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta sexta-feira uma ajuda no valor de US$ 180 milhões contra a seca que castiga principalmente a Califórnia, e em menor medida regiões como Texas, Oklahoma, Nebraska, Colorado e Novo México.

“As comunidades californianas sofrem o impacto de uma das piores secas em um século e quase 99% do estado está mais seco do que o normal”, disse o presidente em entrevista coletiva realizada na cidade de Los Baños (Califórnia).

“As reservas também estão no mínimo. A Califórnia é a maior economia do país e nosso maior produtor agrícola, portanto isto afeta todos os americanos”, acrescentou.

As autoridades identificaram 17 distritos em dez condados californianos em risco de ficar sem água nos próximos quatro meses. Está previsto que esse número aumente se as circunstâncias atuais se mantiverem.

Obama também solicitou às empresas californianas e instituições estaduais que reduzam o uso de água e ordenou que sejam suspensos temporariamente projetos urbanísticos “não essenciais”, segundo um comunicado da Casa Branca. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.