Obama anuncia envio de 300 assessores militares ao Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 19/06/2014 16h34

Washington, 19 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta quinta-feira o envio de até 300 assessores militares ao Iraque para obter inteligência e treinar as forças iraquianas, e disse manter aberta a opção de desdobrar uma ação militar “seletiva se a situação requerer”.

“Estamos preparados para enviar um pequeno número de assessores militares americanos, até 300 deles, para avaliar como podemos treinar, assessorar e apoiar as Forças de Segurança iraquianas de agora em adiante”, disse Obama em um pronunciamento aos meios de imprensa na Casa Branca.

“As forças americanas não voltarão ao combate no Iraque, mas ajudaremos os iraquianos à medida que lutam contra os terroristas que ameaçam o povo, a região e os interesses americanos”, acrescentou o presidente americano.

Obama anunciou, além disso, que seu governo está “preparado para criar centros de operação conjunta” com o Executivo iraquiano “em Bagdá e no norte do Iraque, para compartilhar inteligência e coordenar os planos para enfrentar a ameaça terrorista do EIIL (Estado Islâmico do Iraque e o Levante)”.

“Devido a nossos maiores recursos de inteligência, estamos desenvolvendo mais informação sobre potenciais alvos associados com o EIIL, e de agora em adiante, estaremos preparados para uma ação militar seletiva e precisa se determinarmos que a situação no terreno requeira”, afirmou Obama.

A Casa Branca esteve pensando em várias opções para frear os avanços do EIIL, entre elas a possibilidade de realizar ataques aéreos seletivos, como pede o governo iraquiano. EFE

llb/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.