OMS eleva para 467 número de mortos pelo ebola na África Ocidental

  • Por Agencia EFE
  • 01/07/2014 15h17

Genebra, 1 jul (EFE).- O número de pessoas que morreram após serem contagiadas com o vírus do ebola na África Ocidental chegou a 467, anunciou nesta terça-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A agência sanitária das Nações Unidas contabilizou 759 casos de infecção nos três países que registraram contágios até o momento: Guiné, Libéria e Serra Leoa.

Segundo a última apuração da ONU, divulgada no último dia 23 de junho, 399 pessoas haviam morrido em 635 casos registrados.

Na última semana, a OMS afirmou que a atual epidemia de ebola na África Ocidental é a mais grave já vista, tanto pelo número de pessoas infectadas como pela quantidade de mortes, além de sua distribuição geográfica em três países simultaneamente.

A OMS assumiu que a epidemia não está controlada, embora tenha desaconselhado qualquer restrição às viagens ou ao comércio.

A doença, que se transite por contato direto com o sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infectados, causa hemorragias graves e pode ter uma taxa de mortalidade do 90%.

A OMS ativou o Global Alert and Reponse Network (GOARN) – uma rede formada por agências internacionais, governos, universidades e outras entidades – e solicitou especialistas de diversas áreas para auxiliar os três países a conter o surto.

Amanhã, em Acra, a capital de Gana, haverá uma reunião de alto nível para debater a epidemia e as ações urgentes a serem tomadas para frear o surto de ebola na África Ocidental. A reunião em questão contará com a participação de todos os ministros da Saúde da região.

Esta é a primeira vez que uma epidemia de ebola é identifica e confirmada na África Ocidental, já que, até o momento, os casos eram restritos à África Central. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.