ONU dá início ao Ano Internacional de Solidariedade com a Palestina

  • Por Agencia EFE
  • 16/01/2014 16h25

Nações Unidas, 16 jan (EFE).- As Nações Unidas começaram oficialmente nesta quinta-feira o Ano Internacional de Solidariedade com a Palestina e com a esperança posta em que a nova rodada de conversas entre palestinos e israelenses resulte em um acordo de paz na região.

“Este 2014 será um ano crítico para conseguir uma solução de dois Estados”, disse hoje o secretário-geral, Ban Ki-moon, que se comprometeu a seguir fazendo todo o possível para contribuir aos esforços que permitam alcançar a paz no Oriente Médio.

Em mensagem por ocasião do lançamento do Ano Internacional de Solidariedade com a Palestina, o secretário-geral fez uma chamada aos líderes de Israel e Palestina para mostrar vontade política na mesa de negociações.

Na abertura do Comitê sobre os Direitos Inalienáveis do Povo Palestino participaram o subsecretário-geral da ONU, Jan Eliasson, o presidente da Assembleia Geral, John Ashe, e o embaixador palestino, Riyad Mansour, entre outros.

Mansour leu uma declaração em nome do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, na qual confiou que 2014 será o ano em que chegue a paz ao Oriente Médio e o Estado palestino possa conseguir sua independência e se transformar em membro de pleno direito da ONU.

“Seguimos acreditando que ainda é possível que a paz chegue à terra da paz”, declarou Mansour, que disse que com o reatamento das conversas esperam conseguir um acordo de paz “completo e durável” que ponha fim à ocupação israelense.

Em nome do presidente palestino, o embaixador convocou a comunidade internacional a promover o impulso e a vontade política que fazem falta para que em 2014 se tornem realidade os direitos inalienáveis de seu povo.

Por sua parte, o presidente da Assembleia Geral confiou que a nova rodada de conversas entre palestinos e israelenses resulte finalmente em uma resolução do conflito “justa e duradoura”.

Além disso, agradeceu os esforços diplomáticos do secretário de Estado americano, John Kerry, e o plano criado junto ao negociador do Quarteto para o Oriente Médio, Tony Blair, para ativar um pacote de investimento de até US$ 4 bilhões à maltratada economia palestina.

A pedido do Comitê sobre os Direitos Inalienáveis do Povo Palestino, a Assembleia Geral aprovou no último dia 26 de novembro uma resolução na qual proclamou 2014 Ano Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino.

Ao longo do ano acontecerão atividades de todo tipo em cooperação com os governos, as organizações competentes do sistema das Nações Unidas, as organizações intergovernamentais e as organizações da sociedade civil. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.