Paraguai contesta possível ação do Brasil no território estrangeiro

  • Por Jovem Pan
  • 01/08/2015 20h33
Reprodução cidade paraguaia

O governo do Paraguai fez um protesto formal contra o Brasil por alegada invasão de soberania do país, segundo relatam as agências de notícias neste sábado (1º). De acordo com jornal ABC Color, militares brasileiros teriam entrado no território paraguaio sem autorização para enfrentar possíveis contrabandistas.

O embaixador brasileiro em Assunção, José Felicio, teria sido convocado para chancelaria paraguaia, representada por Eladio Loizaga, para ouvir as queixas do governo do país na última sexta-feira (31).

Segundo a reportagem do jornal Folha de S.Paulo, uma carta com reclamações sobre a ação também foi entregue pela Embaixada paraguaia ao Itamaraty, em Brasília. 

A ação militar brasileira teria ocorrido na cidade estrangeira de Salto Guairá, que faz fronteira com os municípios de Mundo Novo (MS) e Guaíra (PR), na última semana.

Ainda de acordo com informações da Folha, o Ministério da Defesa alega que o exército brasileiro não violou a soberania do Paraguai. Já o Ministério das Relações Exteriores informou que deve responder a carta até a próxima segunda-feira (03).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.