Partido de Yanukovich responsabiliza presidente deposto por crise no país

  • Por Agencia EFE
  • 23/02/2014 10h42

Kiev, 23 fev (EFE) – Os parlamentares do Partido das Regiões (PR), do deposto presidente ucraniano Viktor Yanukovich, responsabilizou hoje o líder pela crise e os distúrbios que ocorreram nesta semana em Kiev e deixaram 82 mortos.

“A Ucrânia foi traída. Provocaram o confronto entre o povo. E toda a responsabilidade recai sobre Yanukovich e seu entorno mais próximo”, afirmou em uma declaração o grupo parlamentar que foi a principal base de apoio do chefe do Estado destituído.

Os deputados do Partido das Regiões condenaram as “ordens criminosas que afetaram simples cidadãos, soldados e oficiais”.

“Condenamos a fuga e pusilanimidade de Yanukovich. Condenamos a traição”, diz o documento. Segundo o texto, a “Ucrânia foi enganada e saqueada, mas isto não é nada comparado com a dor de dezenas de famílias que perderam seus seres queridos em ambos os lados das barricadas”.

O PR, acrescentaram os deputados, tem mais de um milhão de militantes e representa os interesses de mais de 10 milhões de eleitores.

“Estamos no Parlamento para servir à Ucrânia e seu povo”, diz a declaração, enfatizando que as diferenças ideológicas “não são um impedimento para trabalhar conjuntamente pelo bem do país”.

“Pode existir diferenças de opiniões, mas o objetivo é um: uma Ucrânia unida, forte e independente”, afirma a nota.

A Rada Suprema (Parlamento) designou hoje como presidente interino do país Alexandr Turchinov, braço-direito da ex- primeira-ministra Yulia Tymoshenko e desde ontem chefe do Legislativo.

Ontem, a Rada Suprema destituiu Yanukovich, atualmente com paradeiro desconhecido, da chefia do Estado por abandono de suas funções. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.