PM-SP responde ONG internacional: “é a sociedade que é violenta”

  • Por Agencia EFE
  • 23/01/2014 20h08

São Paulo, 23 jan (EFE).- O comandante geral da Polícia Militar de São Paulo (PM-SP), Benedito Meira, assegurou nesta quinta-feira, em resposta ao relatório apresentado pela ONG Human Rights Watch (HRW), que o corpo de segurança que ele dirige não é violento mas “é a sociedade que é violenta”.

“Não dá para comparar a realidade do Brasil com a da Suíça ou das Filipinas. Em nossa realidade, nós estamos caindo com os dados de mortalidade nas operações. Não posso dizer que sejamos violentos. Violenta é a sociedade porque nossa legislação é frágil e dá respaldo para isso”, assegurou à Agência Efe.

Durante a apresentação na terça-feira em São Paulo de seu relatório anual sobre Direitos Humanos, a ONG internacional denunciou a “impunidade” das forças de segurança no Brasil, e deu como exemplo a atuação da PM nas manifestações do junho do ano passado contra o aumento das passagens do transporte público.

Além disso, a diretora da HRW no Brasil, Maria Laura Canineu, informou que a ONG também tinha registrado casos de tortura para obtenção de informação e confissões dos detidos.

Diante disso, o coronel Meira aceitou que “pode haver casos pontuais de abusos”, mas garantiu que “não se pode dizer que a instituição comete abusos” e que “quando se dão os casos, se apressam responsabilidades”.

“Uma coisa é apontar individualmente um abuso de uma pessoa e outra acusar à polícia. Temos pessoas que podem ser violentas e abusar de sua autoridade e temos outras que não”, justificou Meira, que ressaltou que “a maioria delas não o faz. Se o fizesse seria um caos”.

Além disso, o coronel acusou à ONG de não conhecer a realidade brasileira e que, portanto, “não pode comparar” com a de outros países: “a Human Rights fica ali nos Estados Unidos para saber se (o presidente Barack) Obama está cuidando de seu país ou não?”

Por fim, ele defendeu à corporação das acusações de abuso da força, e disse que o sistema judiciário e a legislação brasileira são os que promovem o crime e permitem a impunidade.

“A Polícia Militar tem que manter a ordem pública. Se alguém conhece uma alternativa que evite o conflito que me dê”, disse ele, que criticou que a HRW defenda “veementemente às pessoas que comentem crimes”.

Assim, convidou aos que, segundo ele, justificam estes comportamentos: “se são tão bons como eles dizem, que adotem um cada um deles, porque eu como policial militar durante 33 anos sei que o grande problema do país é a impunidade. Se não fosse assim muitas pessoas não cometeriam crimes”.

“As penas no Brasil são insignificantes. Deveria haver castigo justo, exemplar, algo que aqui não acontece”, finalizou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.