Polícia prende homem por envolvimento com caso do drone radioativo no Japão

  • Por Agência EFE
  • 25/04/2015 00h17
EFE Drone Radioativo: Yasuo Yamamoto

Um homem foi preso pela polícia japonesa neste sábado (data local) por envolvimento com o drone que carregava material radioativo e foi encontrado na cobertura da residência do primeiro-ministro do país, Shinzo Abe, em Tóquio.

Yasuo Yamamoto, de 40 anos, foi preso depois de ter se apresentado voluntariamente em uma delegacia da cidade de Obama, no oeste do país, admitindo que ele foi o responsável por fazer o equipamento voar até o local, como um protesto pela reativação de usinas nucleares no Japão.

O drone, de cerca de 50 centímetros de envergadura, era equipado com uma câmera e trazia um compartimento com um líquido no qual se detectou césio-134 e césio-137, dois isótopos radioativos solúveis em água e gerados, principalmente, por fissão nuclear.

Vendido em estabelecimentos comerciais do Japão, o drone também tinha um adesivo com o símbolo de advertência de contaminação radioativa (conhecido popularmente como “trevo radioativo”).

O homem disse à Polícia que colocou no drone uma garrafa plástica com areia coletada em Fukushima, província do norte do Japão onde está a usina nuclear praticamente destruída por um terremoto e um tsunami em 2011, segundo a agência “Kyodo”.

Além disso, Yamamoto explicou que fez o drone voar até a cobertura do primeiro-ministro no dia 9 de abril, quase duas semanas antes dos agentes encontrarem o equipamento no local.

O preso, que vive na Prefeitura de Fukui, onde se concentram várias centrais atômicas, viajou até Tóquio para fazer o protesto. Ele foi até um estacionamento próximo à residência de Abe e de lá pilotou o drone até a cobertura do edifício.

Após o blecaute nuclear de Fukushima, o governo do Japão decidiu restabelecer o funcionamento de várias usinas nucleares após várias mudanças nas normas de segurança, algo que divide as opiniões no país.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.