“Caberá a ele se defender e provar”, diz Alckmin sobre Capez

  • Por Estadão Conteúdo
  • 16/01/2018 15h11
Divulgação/Alesp Divulgação/Alesp Ex-presidente da Assembleia Legislativa em 2015 e 2016, Fernando Capez (PSDB) foi acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no escândalo que ficou conhecido como "máfia da merenda"

Depois de o Ministério Público denunciar o deputado estadual Fernando Capez (PSDB), o governador Geraldo Alckmin disse, nesta terça-feira, 16, que “caberá a ele se defender e provar”. Ex-presidente da Assembleia Legislativa em 2015 e 2016, Capez foi acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no escândalo que ficou conhecido como “máfia da merenda”.

“Aberta a denúncia, caberá a ele se defender e provar. O que é importante destacar desse episódio foi que o governo do Estado descobriu”, disse o governador, em evento da secretária de Educação na manhã desta terça-feira. O deputado, mais cedo, refutou enfaticamente as acusações: “O que não existe não pode ser provado”.

“Nós descobrimos, nós apuramos, nós denunciamos. O deputado Fernando Capez tem dito que ele não tem nenhum envolvimento com isso, que o nome dele foi usado indevidamente e o importante é que isso se esclareça: quem é inocente seja liberado, quem tiver responsabilidade seja punido”, completou.

O secretário da Educação, José Roberto Nalini, que também esteve presente no evento, comentou brevemente o caso: “A secretaria é vítima, ela foi a maior interessada na apuração”.

Capez foi denunciado na última segunda-feira (15) pelo procurador-geral de São Paulo, Gianpaolo Smanio, na Operação Alba Branca, deflagrada em 2016 para apurar desvios no fornecimento da merenda escolar. A Procuradoria cobra de Capez, lobistas e um representante comercIal da Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar (COAF) R$ 2,3 milhões, valor equivalente ao dobro da propina que eles teriam recebido.

O deputado Fernando Capez negou as acusações da Promotoria. “O que não existe não pode ser provado. Procurem ler a denúncia e acompanhar as provas”, afirmou. “Finalmente, vou poder demonstrar o abuso dessa investigação perante a Justiça. Irresponsabilidade é o mínimo que podemos dizer disso.”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.