Cármen Lúcia nega seguimento a habeas corpus impetrados a favor de Lula no STF

  • Por Estadão Conteúdo
  • 24/01/2018 19h00 - Atualizado em 24/01/2018 19h11
Lula Marques / AGPT Cármem Lúcia Decisões de Carmem Lúcia foram divulgadas nesta quarta no sistema eletrônico do STF

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, rejeitou dois habeas corpus impetrados por “acadêmicos de direito” que pediam a concessão de medida liminar para suspender a execução de pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes do esgotamento de todos os recursos.

Os habeas corpus foram impetrados no STF antes de a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região manter por unanimidade a condenação a Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e ampliar a pena do petista de 9 anos e seis meses para 12 anos e 1 mês. Ainda cabe recurso por parte da defesa do ex-presidente.

“No rol constitucionalmente definido não se inclui a atribuição deste Supremo Tribunal para processar e julgar originariamente habeas corpus no qual figure como autoridade coatora juiz federal e Tribunal Regional Federal. A matéria não admite discussão mínima por se cuidar de norma de competência constitucional expressa, a impossibilitar interpretação extensiva”, escreveu Cármen Lúcia.

As decisões da ministra foram assinadas nas últimas segunda e terça e divulgadas nesta quarta no sistema eletrônico do STF.

Os habeas corpus foram impetrados por Paulo Cesar de Souza, de Ibirité (MG), e por Benedito Silva Junior, de Rolândia (PR), que se identificaram como “acadêmicos de direito”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.