Chance de HC de Lula no STJ ser aprovado é “próxima de zero”, diz especialista

  • Por Jovem Pan
  • 06/04/2018 10h29
EFE/Hedeson Alves “Eu, enquanto advogado, não acredito no sucesso desse HC”, disse Rollo

Mesmo com a prisão decretada pelo juiz federal Sergio Moro, a defesa do ex-presidente Lula protocolou nesta quinta-feira (05) um novo pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça.

O advogado Luiz Alberto Rollo, em entrevista exclusiva à Jovem Pan, afirmou que a chance de o HC ser aprovado é “próxima de zero”. Ele explicou que os embargos dos embargos não possuem previsão em lei, desta forma, não era necessário aguardar o prazo da defesa de interpor este último recurso na segunda instância. “Eu, enquanto advogado, não acredito no sucesso desse HC”, disse.

A petição argumenta que este prazo deveria ser respeitado para que assim fosse encerrada a jurisdição criminal em segundo grau. Sobre isso, Rollo destacou que “o argumento passa por uma demora indeterminada de embargos procrastinatórios”.

“Eu não acredito nesse habeas corpus juridicamente, mas precisamos prestar atenção na liminar do ministro do STF Marco Aurélio nas ADCs [Ações Declaratórias de Constitucionalidade]. Esta liminar de Marco Aurélio, ele disse que leva a pelnário na semana que vem, mas ele pode dar hoje”, alertou.

Lula decide não ir a Curitiba

O ex-presidente Lula decidiu ainda nesta sexta que não irá à Superintendência da PF em Curitiba e disse estar tranquilo quanto à decisão. “Conhecemos os profissionais de defesa e tenho certeza que a defesa orienta Lula a cumprir a ordem. Não cumprir a ordem é decisão política, mas isso significa enfrentamento”, disse.

Segundo Rollo, a partir das 17h desta sexta, caso o ex-presidente não se apresente à PF, ele estará evadindo o cumprimento da ordem judicial e, com isso, o uso da força policial pode ser utilizado, se necessário.

Confira a entrevista completa com o advogado Luiz Alberto Rollo:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.