Defesa de ex-presidente da Queiroz Galvão, morto em 2017, pede desbloqueio de bens

  • Por Jovem Pan
  • 30/01/2018 13h14
Reprodução/RPC Reprodução/RPC O pedido da defesa foi protocolado na sexta-feira (26) e foi ainda informado que o cliente morreu vítima de um câncer no fígado e outras complicações

A defesa do ex-presidente da empreiteira Queiroz Galvão, Ildefonso Colares Filho, que morreu aos 79 anos em dezembro do ano passado, pediu que a Justiça extinga a punibilidade e libere os recursos que foram bloqueados dele.

O pedido da defesa foi protocolado na sexta-feira (26) e foi ainda informado que o cliente morreu vítima de um câncer no fígado e outras complicações. A petição foi anexada a dois processos aos quais o ex-presidente da empresa respondia na Justiça Federal em Curitiba, no Paraná.

O ex-presidente da empreiteira foi preso duas vezes na Operação Lava Jato. A primeira delas foi durante a 7ª fase, em novembro de 2014 – ele foi solto dias depois. A segunda prisão ocorreu na 33ª fase, em 2016 – ele foi preso e liberado pouco depois quando descobriu estar doente e, a partir de então, cumpria prisão domiciliar.

Ildefonso Colares Filho foi acusado de, em 2009, pagar propina de R$ 10 milhões ao ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra e ao deputado Eduardo da Fonte. A intenção, segundo as investigações, era barrar uma Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras.

Em outro processo, em respondia pela participação da empreiteira Queiroz Galvão no esquema de cartel na Petrobras.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.