Eurasia reduz chance de reforma da Previdência ser aprovada

  • Por Jovem Pan
  • 10/02/2018 08h51
Agência EFE Agência EFE Governo ainda não conseguiu os 308 votos necessários para aprovar a PEC que muda as regras da aposentadoria

O grupo Eurasia, uma das principais consultorias do mundo, reduziu de 30% para 20% a probabilidade de aprovação da reforma da Previdência.

A pesquisa divulgada nesta sexta-feira (9) aponta que o Governo não fez muito progresso para conseguir apoio ao texto.

A Eurasia calcula que o presidente Michel Temer não tem mais que 260 votos pela Reforma da previdência. Para aprovar o texto na Câmara, é preciso o apoio de 308 deputados, em dois turnos de votação.

Mas o Governo tem negociado o texto para atrair votos, como a pensão integral para viúvas e viúvos de policiais mortos em ação.

Essa alternativa pode atrair votos da chamada bancada da bala. Mas o relator da reforma, o deputado Arthur Maia, do PPS, já afirmou que novas concessões podem acontecer desde que sejam convertidos em votos favoráveis.

De qualquer forma, a pesquisa da Eurasia aponta que mesmo com todo o esforço do Governo, é muito difícil mudar a opinião de alguns parlamentares da própria base que tem posição contrária ao texto.

Com isso, a análise do grupo é de que o apoio pode chegar, no máximo, a 303 votos, no dia 28 de fevereiro, a data da votação.

Com informações do repórter Jovem Pan em Brasília, Arthur Scotti

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.