Ex-BC ecoa ata do Copom: “sem a reforma fiscal nada é possível”

  • Por Jovem Pan
  • 12/12/2017 15h29 - Atualizado em 12/12/2017 16h03
Divulgação Luís Eduardo Assis, ex-diretor de Política Monetária do Banco Central

Luis Eduardo Assis, economista e ex-diretor do Banco Central (BC), analisou nesta terça-feira (12) a mais recente ata do Comitê de Política Monetária (Copom), em entrevista a Denise Campos de Toledo no Jornal Jovem Pan.

O comitê aponta a necessidade da aprovação da reforma da Previdência para a estabilidade econômica do País nos próximos anos. Assis concorda.

O ex-diretor do BC ressaltou que a inflação neste ano surpreendeu a todos. Assis destacou que “a recuperação da economia é derivada em grande parte à queda da inflação, que é circunstancial”.

Ele explica que a inflação baixa “não é perene porque depende dessas reformas, especialmente da reforma da Previdência”.

“Hoje é consenso entre os economistas que, se não for feita uma reforma da Previdência, o ajuste fiscal não será possível e, sem o ajuste fiscal, a inflação mais cedo ou mais tarde volta a subir e a empurrar os juros para cima”, apontou o economista.

“Por incrível que pareça, a economia brasileira ainda é profundamente indexada – exige juros muito altos quando a inflação está subindo”, destacou Assis.

“A manifestação da ata sobre necessidade da reforma fiscal, começando pela reforma da Previdência, é uma manifestação de apoio a essas negociações que estão sendo feitas”, avaliou.

O economista não vê, no entanto, “riscos de grandes mudanças em 2018” na retomada da economia, “por mais que seja turbulento o cenário eleitoral”.

Mas volta a destacar: “sem a reforma fiscal nada é possível”.

Ouça a entrevista completa:

  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.