Filha de Henrique Alves fala em “alguém nos bastidores” para soltar o pai

  • Por Estadão Conteúdo
  • 29/10/2017 12h30 - Atualizado em 29/10/2017 12h37
JBatista/Câmara dos Deputados JBatista/Câmara dos Deputados Ex-ministro do Turismo nos governos Dilma Rousseff e Michel Temer, Henrique Alves está preso desde o dia 6 de junho de 2017

Interceptação telefônica flagrou a filha do ex-ministro do Turismo nos governos Dilma Rousseff e Michel Temer, Henrique Eduardo Alves (PMDB) dizendo ao irmão que haveria “alguém trabalhando, em Brasília, nos bastidores, pela soltura” do pai. Andressa de Azambuja Alves Steinmann e a mulher de Henrique Alves, Laurita Arruda, foram alvo de mandado de busca e apreensão na Operação Lavat, desdobramento da Manus – que, em 6 de junho, prendeu o peemedebista.

“Interceptações telefônicas indicam que ela trata da prisão de seu pai, na “Operação Manus”, com Laurita Silveira Dias Arruda Câmara (áudios de índice 12953470, 12966629 e 12976564). Em outro diálogo, mantido com seu irmão, Andressa de Azambuja chega a afirmar que alguém relacionado ao advogado Marcelo Leal estaria trabalhando, em Brasília-DF, ‘nos bastidores’, pela soltura de Henrique Alves (áudio de índice 13016560)”, informa parecer do Ministério Público Federal, no Rio Grande do Norte, à Justiça.

A Lavat cumpriu 27 mandados de busca e apreensão, três de prisão temporária e dois de condução coercitiva. As medidas foram determinadas pela 14ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte. Foram presos três ex-assessores do peemedebista: Aluísio Henrique Dutra de Almeida, Norton Domingues Masera e José Geraldo Moura Fonseca Jr.

O parecer da Procuradoria da República citou um relatório da Receita Federal. Segundo o Ministério Público Federal, o parecer indica que “grande parte do patrimônio de Henrique Eduardo Lyra Alves, composta principalmente imóveis, é colocada em nome de Andressa de Azambuja, o que pode configurar ocultação de bens ilicitamente adquiridos”.

O nome da operação é uma referência ao provérbio latino “Manus Manum Fricat, Et Manus Manus Lavat”, cujo significado é: uma mão esfrega a outra; uma mão lava a outra.

Conforme o advogado Marcelo Leal de Lima Oliveira, que defende Henrique Alves, a afirmação de que terceiros estariam lavando dinheiro de seu cliente é “absolutamente falsa e mentirosa”. Segundo ele, Andressa, filha de Henrique, está vendendo um imóvel de sua propriedade para pagar dívidas e garantir sua sobrevivência.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.