Força-tarefa da Lava Jato em SP pede ao vice-PGR que envie inquérito sobre Alckmin

  • Por Jovem Pan
  • 10/04/2018 17h49 - Atualizado em 10/04/2018 17h50
Divulgação/Secom Alckmin renunciou ao cargo de governador de São Paulo, no último dia 6 de abril, para disputar a indicação de seu partido para concorrer a Presidente da República. Dessa forma, ele perdeu o foro por prerrogativa de função.

A FT da Lava Jato em São Paulo requereu ontem (9/4) ao Vice-Procurador-Geral da República, Luciano Mariz Maia, que remeta o mais rápido possível à FT o inquérito sobre o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Alckmin renunciou ao cargo de governador de São Paulo, no último dia 6 de abril, para disputar a indicação de seu partido para concorrer a Presidente da República. Dessa forma, ele perdeu o foro por prerrogativa de função.

Dessa forma, a Força Tarefa da Lava Jato em SP requereu a Maia, que representa o MPF na Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça, que remeta o inquérito de Alckmin que tramita na corte à Força Tarefa.

A investigação contra o ex-governador de São Paulo foi aberta a partir da petição 6639/STF encaminhada pelo Ministro Edson Fachin à Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça.

Depoimentos de colaboradores da Operação Lava Jato (Benedicto Barbosa da Silva Junior, Carlos Armando Guedes Paschoal e Arnaldo Cumplido de Souza e Silva) indicaram o repasse de recursos para Alckmin a título de contribuição eleitoral. As doações ilegais teriam contado com a participação do cunhado do pré-candidato a presidente, Adhemar César Ribeiro.

A FT requereu que as investigações a respeito (judiciais e extrajudiciais relativas à Lava Jato) sejam encaminhadas para São Paulo “com urgência, tendo em vista o andamento avançado de outras apurações correlatas sob nossa responsabilidade”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.