“G-8” do impeachment volta a se reunir na Câmara

  • Por Estadão Conteúdo
  • 12/07/2017 08h14 - Atualizado em 12/07/2017 08h15
Formado agora por dois ministros do governo - Mendonça Filho (foto) e Raul Jungmann -, o grupo tem mantido conversas para avaliar a situação do peemedebista

O grupo de deputados que articulou o impeachment da petista Dilma Rousseff e que se autointitula “G-8” da Câmara voltou a se reunir nesta semana para traçar cenários em relação à denúncia apresentada contra o presidente Michel Temer.

Formado agora por dois ministros do governo – Mendonça Filho (Educação) e Raul Jungmann (Justiça) -, o grupo tem mantido conversas para avaliar a situação do peemedebista.

Apesar de levar oito no nome, os encontros têm reunido um número maior de integrantes. Além dos dois ministros, participam das conversas os deputados Heráclito Fortes (PSB-PI), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), José Carlos Aleluia (DEM-BA), Marcos Pestana (PSDB-MG), Tadeu Alencar (PPS-PE), Rubens Bueno (PPS-PR), Danilo Forte (PSB-CE) e Benito Gama (PTB-BA). Em comum, todos têm o fato de serem próximos ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que assumiria a Presidência da República em um eventual afastamento de Temer.

A análise desses deputados, porém, é de que hoje o peemedebista ainda tem força para derrubar a denúncia por corrupção passiva apresentada pelo procurador-geral da república, Rodrigo Janot. A dúvida, no entanto, é se Temer resiste a novas acusações que devem chegar à Câmara.

Jarbas Vasconcelos, Tadeu Alencar e Rubens Bueno já indicaram que vão votar contra Temer. Os demais integrantes do grupo seguem analisando. Os ministros – Mendonça e Jungmann – têm evitado se manifestar sobre o assunto para não se indispor com o peemedebista.

A cautela adotada agora difere da posição de protagonista que esses deputados tiveram durante o processo de impeachment.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.