Justiça torna Eduardo Paes e Pedro Paulo inelegíveis por oito anos

  • Por Jovem Pan com Estadão Conteúdo
  • 11/12/2017 19h45 - Atualizado em 11/12/2017 20h22
José Lucena/Estadão Conteúdo José Lucena/FuturaPress/Estadão Conteúdo Deputado Pedro Paulo Carvalho (PMDB-RJ) e o ex-prefeito do Rio de Janeiro deverão pagar R$ 106,4 mil de indenização por abuso de poder político econômico

Uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), tornou inelegíveis o ex-prefeito Eduardo Paes (PMDB) e do deputado federal Pedro Paulo Carvalho (PMDB-RJ). Paes e Carvalho estão impedidos de concorrer à qualquer cargo eletivo por oito anos.

Ambos foram condenados por abuso de poder político-econômico e conduta vedada a agente público.  A denúncia enfatiza que em 2016, Paes e Carvalho custearam o “Plano Estratégico Visão Rio 500”, plataforma de campanha de Pedro Paulo Carvalho à prefeitura do Rio de Janeiro, com dinheiro pago pelo município.

Os peemedebistas ainda devem pagar multa de R$ 106, 4 mil, mas ainda podem recorrer da decisão do TRE-RJ. A  ação foi ajuizada pela coligação Mudar é Possível (PSOL/PCB), por Marcelo Freixo e Luciana Boiteux.

Os peemedebistas responderam, em nota conjunta, que receberam “com respeito, mas com surpresa” a decisão do tribunal.

“A sentença proferida pelo juiz eleitoral e os pareceres do Ministério Público foram a favor da absolvição de ambos. O Plano Estratégico sempre foi documento da Prefeitura do Rio, pertence à cidade, é de domínio público e sempre esteve acessível a qualquer candidato. Eduardo Paes e Pedro Paulo irão recorrer ao próprio TRE e, se necessário, ao TSE, confiando em um julgamento justo e equilibrado.”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.