“Lula é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo”, dizem apoiadores

  • Por Jovem Pan
  • 06/04/2018 12h47 - Atualizado em 06/04/2018 13h17
EFE/MARCELO CHELLO De camisa azul e relógio no braço esquerdo, Lula cumprimenta apoiadores desde janela no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo

Na madrugada desta sexta (6), no saguão do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que enfrenta um mandado de prisão emitido contra si, foi cumprimentar alguns manifestantes que fazem vigília no local em seu apoio.

O breve momento, repleto de abraços e choros, foi registrado e compartilhado em vídeo pelo apoiador Adilson Almeida com a legenda “não chore se for capaz” e compartilhado pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Muitos queriam tocar, abraçar ou tirar uma “selfie” com o ex-presidente. Um pediu um “abraço mata-mosquito” e foi atendido.

Lula disse a uma apoiadora: “eu quero provar que eles é que estão cometendo crimes nesse País. Então eu estou tranquilo. Muito tranquilo. Tenha certeza disso”.

“Jesus te ama, nós te amamos, o povo te ama”, respondeu a mulher. “Força, Lula” e “você é o nosso paizão” também são ouvidos na gravação.

O canto mais entoado pelos manifestantes nesse momento era “O Lula é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo”. Ele foi tratado como “presidente” .

No momento em que gritaram “Lula, ladrão, roubou meu coração”, o petista sorriu. Outro verso aclamado pelos simpatizantes foi “Lula na veia, Moro na cadeia”.

Algum manifestante pede para os militantes fazerem fotos, e não vídeos.

Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro a 12 anos e 1 mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) no caso do tríplex da Lava Jato, que teria sido dado ao ex-presidente pela empreiteira OAS como propina por favorecimento em contratos da Petrobras.

Após recursos de “habeas corpus” preventivo negados pelo Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal, o juiz federal Sergio Moro, responsável pela Lava Jato, emitiu na tarde desta quina (5) o mandado de prisão contra Lula.

O ex-presidente tem até as 17h desta sexta (6) para se apresentar à Polícia Federal em Curitiba (PR), mas segue encastelado no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), enquanto sua defesa faz as últimas tentativas jurídicas para livrá-lo da cadeia.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.