Moro alega “gastos indesejáveis” e dá a Lula chance de videoconferência

  • Por Estadão Conteúdo
  • 20/07/2017 15h34
São Paulo - O juiz federal Sérgio Moro participa do simpósio Lava Jato e Mãos Limpas, realizado no auditório do Ministério Público Federal (Rovena Rosa/Agência Brasil) Rovena Rosa / Agência Brasil Juiz federal Sérgio Moro vai ouvir Lula novamente em audiência no dia 13 de setembro

Ao intimar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para novo interrogatório na Operação Lava Jato, no dia 13 de setembro, o juiz federal Sérgio Moro abriu ao petista a possibilidade de audiência ocorrer por meio de videoconferência. Neste caso, Lula não precisaria se deslocar a Curitiba, onde fica o gabinete de Moro, e prestaria depoimento desde a Justiça Federal de São Paulo.

Moro alegou “gastos indesejáveis de recursos públicos com medidas de segurança”. O juiz se referiu ao aparato extraordinário montado pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná e pela Polícia Federal em 10 de maio, quando ele e Lula ficaram pela primeira vez frente a frente – na ocasião, o petista foi interrogado como réu na ação penal do caso triplex e uma multidão invadiu a capital paranaense para apoiar o ex-presidente.

“Considerando o havido no interrogatório de Luiz Inácio Lula da Silva na ação penal, que acabou envolvendo gastos necessários, mas indesejáveis de recursos públicos com medidas de segurança, diga a Defesa respectiva, em cinco dias, se tem objeções à realização de novo interrogatório do acusado em questão por videoconferência com a Justiça Federal de São Paulo”, afirmou Moro.

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, Lula é acusado de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro em razão de contratos firmados entre a Petrobras e a Odebrecht. A acusação aponta que parte das propinas pagas pela Odebrecht foi lavada mediante a aquisição, em benefício do ex-presidente, em setembro de 2010, do imóvel localizado em São Paulo que seria usado para a instalação do Instituto Lula.

A força-tarefa da Lava Jato afirma que o acerto do pagamento da propina destinada ao ex-presidente foi intermediado pelo então deputado federal Antonio Palocci, com o auxílio de seu assessor parlamentar Branislav Kontic, que mantinham contato direto com Marcelo Odebrecht, auxiliado por Paulo Melo, a respeito da instalação do espaço institucional pretendido pelo petista.

De acordo com os procuradores, foi repassada para o ex-presidente cobertura contígua à sua residência em São Bernardo de Campo (SP). A denúncia aponta que R$ 504 mil foram usados para comprar o apartamento vizinho à cobertura de Lula.

A nova cobertura, que foi utilizada pelo ex-presidente, foi adquirida no nome de Glaucos da Costamarques, “que atuou como testa de ferro de Luiz Inácio Lula da Silva, em transação que também foi concebida por Roberto Teixeira, em nova operação de lavagem de dinheiro”, segundo a Procuradoria . As investigações indicam “que nunca houve o pagamento do aluguel até pelo menos novembro de 2015”. Lula nega irregularidades.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.