Morre em São Paulo o ex-deputado Ricardo Zarattini

  • Por Jovem Pan
  • 15/10/2017 22h00
Arquivo Agência Estado Ricardo Zarattini filiou-se ao PT em 1980 e atuou como deputado federal no primeiro governo Lula e assessor da Casa Civil

Ex-deputado e militante Ricardo Zarattini faleceu neste domingo, 15, aos 82 anos em São Paulo. Ele foi um dos 15 guerrilheiros que a ditadura militar soltou em troca da libertação do embaixador americano Charles Burke Elbrick.

Ricardo Zarattini deixa dois filhos: o deputado Carlos Zarattini, líder do PT na Câmara, e a fotógrafa Mônica Zarattini

Carlos Zarattini publicou uma homenagem ao pai em seu Facebook e revelou que o patriarca teve uma piora de saúde muito grande de um ano para cá, mas continuou tratando de temas políticos durante todo esse tempo. “Só perdeu a condição de lucidez há cerca de uma semana, (até lá) sempre discutiu muito, debateu muito”, afirmou.

“É uma perda muito grande, não só para a família, mas para o Brasil e para a esquerda em geral. Ele lutou por ideias de um país mais justo e mais livre”, acrescentou.

Ricardo Zarattini atuou na campanha O Petróleo é Nosso, ainda como dirigente estudantil. Chegou a ser dirigente do Partido Comunista Brasileiro e do MR-8. Foi preso durante a ditadura e, banido, viveu no Chile em Cuba.

Filiou-se ao PT na década de 80 e foi assessor da Casa Civil quando José Dirceu chefiava a pasta. Também foi deputado federal durante o primeiro governo Lula.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.