Odebrecht apresenta e-mails que podem comprovar negociação de terreno do Instituto Lula

  • Por Jovem Pan
  • 22/02/2018 13h15 - Atualizado em 22/02/2018 13h23
Agência Brasil Agência Brasil As mensagens eletrônicas estavam no computador de Marcelo Odebrecht e foram selecionadas após ele começar a cumprir pena domiciliar

A defesa de Marcelo Odebrecht apresentou nesta quarta-feira (21) e-mail trocados entre o empresário e funcionários da empreiteira que, segundo os advogados, comprovam a negociação envolvendo a compra do terreno para o Instituto Lula.

As mensagens eletrônicas estavam no computador de Marcelo Odebrecht e foram selecionadas após ele começar a cumprir pena domiciliar.

De acordo com os advogados, as mensagens mostram o que o empresário afirmou na delação premiada a respeito da compra do terreno que abrigaria a sede do Instituto Lula, em São Paulo, em setembro de 2010. A obra não saiu do papel.

Em um dos e-mails, Paulo Melo, ex-executivo da Odebrecht, pede que o setor de propinas do grupo programe três pagamentos e pede que Marcelo autorize. Os valores são os mesmos que aparecem na planilha Italiano, e que são relacionados à linha “Prédio IL”. Segundo a Operação Lava Jato, Italiano é referência ao ex-ministro Antonio Palocci. Ele admitiu ter gerenciado pagamentos ilícitos.

Nesta ação que investiga a compra do terreno, o juiz federal Sérgio Moro ouviu testemunhas de defesa e de acusação e todos os réus, incluindo Lula.

A defesa do ex-presidente afirmou que, segundo a lei, os novos documentos apresentados deverão ser retirados do processo. Em nota oficial, Cristiano Zanin, advogado do petista, escreve: “se isso não ocorrer, a defesa de Lula irá questionar a idoneidade do material, além de pedir a reabertura da fase de instrução, para que todas as testemunhas sejam novamente ouvidas”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.