Planalto diz que Temer não participa de discussões sobre reforma política

  • Por Agência Brasil
  • 12/08/2017 17h20
Brasília- DF 11-10-2016 Presidente Temer e presidente do TSE, Gilma Mendes, durante Cerimônia de assinatura de Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal Superior Eleitoral Palácio do Planalto. Foto Lula Marques/Agência PT Lula Marques/Agência PT Nota afirma que Temer "não se envolveu na adoção do distritão nem na criação do fundo eleitoral"

Em nota à divulgada à imprensa, o Palácio do Planalto informou neste sábado (12) que o presidente Michel Temer não está participando das discussões sobre a reforma política, que está em tramitação na Câmara dos Deputados. De acordo com o comunicado, Temer “não se envolveu na adoção do distritão nem na criação do fundo eleitoral. Esses são temas do Congresso Nacional”.

Na quarta-feira (9), a comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03, que trata da reforma, aprovou por 25 votos a 8, o parecer apresentado pelo deputado Vicente Candido (PT-SP).

A expectativa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, é que a reforma seja votada até o fim deste mês. Em seguida, a PEC segue para votação no Senado.

O texto aprovado na Câmara mantém o sistema eleitoral atual para 2018 e 2020 e estabelece que o sistema de voto distrital misto, que combina voto majoritário e em lista preordenada, deverá ser regulamentado pelo Congresso em 2019 e, se regulamentado, passaria a valer para as eleições de 2022.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.