“Poderia ter fugido, mas não quis”, disse Lula antes de ser preso

  • Por Jovem Pan
  • 22/04/2018 18h56 - Atualizado em 22/04/2018 19h06
Reprodução/PT Lula gravou vídeo antes de ser preso dizendo que poderia ter fugido para o Paraguai e a Argentina, "ou alguma embaixada"

Em novo vídeo divulgado neste domingo (22), gravado antes de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se entregar à Polícia Federal no último dia 7, o petista afirma que teve chances de fugir, mas preferiu não fazê-lo porque quer provar sua inocência.

Na gravação, Lula diz por que decidiu se entregar. “Essa decisão minha de aceitar o cumprimento do mandato (sic) é para provar uma coisa neste País: primeiro, que eu não tenho medo das denúncias que estão contra mim porque eu sou inocente”, afirmou o ex-presidente, condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no recebimento de propina por meio da reforma de um apartamento triplex no Guarujá pela empreiteira OAS, que tinha interesses em contratos com a Petrobras. Lula tem outras seis acusações criminais para responder.

O petista continua: “Segundo, eu poderia ter fugido. Eu tive na divisa do Paraguai com o Brasil. Eu tive em Foz do Iguaçu, vizinho do Uruguai (Paraguai, na verdade) e da Argentina. Eu poderia ter saído. Eu poderia ter ido a uma embaixada. Eu não quis fugir porque quem é inocente não corre, enfrenta o problema. E eu quero provar minha inocência. Se tem político que não tem honra e não se defende, eu tenho muita honra e quero me defender”, garantiu Lula.

O ex-presidente desafiou o procurador Deltan Dallagnol e o juiz Sérgio Moro a um “debate público” sobre seus processos. “Eles estão mentindo a meu respeito. Eles sabem que é mentira e estão quase que serviçais da Globo”, acusou Lula. “Eu resolvi enfrentá-los”, disse o ex-presidente antes de cumprir a ordem de prisão de Moro, autorizada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

“Eu estou com a consciência tranquila dos inocentes”, concluiu o petista.

Veja:

Mensagem do presidente Lula

"Eu não tenho medo das denúncias contra mim, porque eu sou inocente. E não sei se meus acusadores são." – Lula, momentos antes de se apresentar à Polícia Federal no dia 7 de abril, em São Bernardo.Vídeo: Ricardo Stuckert

Publicado por Lula em Domingo, 22 de abril de 2018

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.